bot ouca radio2

banner dengue

Projeto Rapha ampliará ações para prevenção da violência nas escolas

Projeto_Rapha_ampliará_ações_para__prevenção_da_violência_nas_escolas_foto_Waldir_Gomes_1.jpg

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Educação tem atuado para efetivar ações preventivas à violência e uso de drogas nas escolas. Na manhã desta segunda-feira (04), o Vice-Prefeito, Fernando Vita, a Secretária de Educação, Anorina Smith Lima e a Secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, estiveram reunidos com representantes do Projeto Rapha, que tem por objetivo reduzir a violência entre jovens por meio de intervenções como palestras e acompanhamento às famílias.

Buscando reduzir a evasão escolar com a implantação de medidas eficazes de estímulo aos alunos, a gestão municipal entende que os resultados positivos podem surgir a partir da integração de todos os agentes que compõem o universo escolar. Diante disso, o Vice-Prefeito, Fernando Vita, enfatiza que propostas como a do Projeto Rapha ampliam o leque de ações possíveis no enfrentamento dessa problemática. Para Vita, “todas as secretarias devem trabalhar integradas no propósito de fortalecer a educação que é o principal caminho para o desenvolvimento social”.

Com entendimento de que o Projeto Rapha toca num ponto importante à garantia de aprendizado dos alunos, a Secretária Anorina Smith lembra que o município executa ações como o Projeto Estrela da Paz/Propaz, que visa fomentar a interação entre escola, família, poder público e sociedade. Anorina ressalta que toda a gestão está empenhada em transformar o ambiente escolar num local de integração para toda a comunidade.

A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, contou que acompanha com atenção o que ocorre nas escolas. Segundo Sandra, a assistência social vem tendo um olhar atento às famílias em situação de vulnerabilidade social de modo a dá-los o suporte necessário para manter as crianças nas escolas. “Essa atuação conjunta com a educação, com a saúde, com a cultura e demais entes municipais, bem como a sociedade civil é o referencial dessa gestão que busca melhorar a vida das pessoas”, ressalta a secretária.

Apresentado por professores da rede municipal, o projeto Rapha é coordenado pela professora Márcia Vita, que atualmente executa um trabalho voluntário em diferentes instituições públicas e privadas. Márcia destaca que a ideia central é unir a comunidade e apresentar aos jovens alternativas que os estimulem a frequentar a sala de aula para aprender. Segundo a professora, para tornar essas medidas mais eficazes, “é fundamental unir o poder público e sensibilizar a sociedade em busca da paz nas escolas”.